Actividades sem Inscrição

ABERTURA OFICIAL
Grupo de Cordas da FLL
Carlos Torres, António Leal, Sofia Relvas, António Costa,
Contracanto
Depois de se ouvirem, pela mão do grupo de Cordas da Fundação Lapa do Lobo, os primeiros acordes do 1º Encontro Artístico “Lapa do Lobo Aldeia Cultural”, dá-se voz aos representantes das entidades organizadoras do evento, Carlos Torres (FLL) e António Leal (Contracanto), e à Autarquia, com as intervenções de Sofia Relvas (CMN) e António Costa (JFLL). A Sessão de Abertura termina com a atuação de Teatro Musical da Contracanto.
PASSEIO DE INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES, LOJAS E INSTALAÇÕES

Entidades, convidados, público em geral
Uma visita guiada às casas e lugares que compõem a “Lapa do Lobo: Aldeia Cultural”, e contribuem para a diversidade deste 1º Encontro Artístico, com principal destaque para as Exposições, Instalações e Lojas Abertas, onde irão funcionar as dezenas de Oficinas ao longo do evento.
CAVAQUINHOS
| Concerto acústico
com Grupo de Cavaquinhos do NACO
Num preambulo ao documentário que se apresentará de seguida, o Grupo de Cavaquinhos do NACO presenteia-nos com a interpretação de alguns temas tradicionais da beira, com uma sonoridade pautada pelo cavaquinho, instrumento tão popular nas nossas gentes e tão presente nas nossas canções.
O POVO QUE CONTA
| Cinema ao ar livre
realizado por Tiago Pereira (MPAGDP)
“O povo que conta” é um documentário coproduzido pela Fundação Lapa do Lobo e pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, realizado por Tiago Pereira, que reúne as histórias das gentes da Lapa do Lobo, que comprovam que o povo conta e sabe contar histórias. Uma demonstração do valor do património oral e da preservação da identidade local.
MÚSICA NO JARDIM
| Concerto acústico
com Fábio Abreu
Assumindo-se como um projeto de COVERS no formato acústico, FÁBIO ABREU canta acompanhado da guitarra acústica e de um pedal de loop, apresentando um reportório de música Pop, Rock e Soul que pretende viajar entre os anos 80 e o presente.
O FLAUTISTA DE HAMELIN
| Teatro
com NACO´s de gente
Os NACO’s de gente – Grupo de Teatro infantojuvenil do NACO, constituído por crianças e jovens, dos 6 aos 16 anos, apresentam o fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano. “O Flautista de Hamelin” foi a peça escolhida para apresentarem este ano. Um conto folclórico, reescrito pela primeira vez pelos Irmãos Grimm e que narra um desastre incomum acontecido na cidade de Hamelin, na Alemanha, em 26 de junho de 1284.
CANTO CORAL
com NACO CANTAT e Canto e Encanto
A Aldeia Cultural reúne os dois coros de Canto Coral de maior relevo na região. Ambos orientadas pelo maestro Cristóvão Ramalho, o coro CANTAT do NACO e o Canto e Encanto, de Canas de Senhorim, oferecem a imensurabilidade das suas vozes para encantar quem os ouve, num concerto cuja excelência e sublimidades estão garantidas.
CONTOS E CANTOS
com Dennis Xavier e Sofia Moura
Dinâmicas de promoção da leitura numa sessão interativa, onde todos participam com ideias e palavras, ouvindo contos, acrescentando pontos e criando pontes.
JAZZ E POESIA
| Concerto acústico
com Nicolau Santos, Quarteto Manuel Lourenço e Cláudia Franco
A proposta de um encontro de vários poetas Portugueses com a música. Esta, talvez na sua forma mais criativa, o Jazz. O jazz e a poesia ao encontro de Jorge Sousa Braga e Filipa Leal. O ritmo das palavras, a musicalidade e a originalidade destes dois poetas “casam” na perfeição com os sons do jazz e da música improvisada. Criatividade e Modernidade são as palavras chave para este encontro de ideias. Nicolau Santos (voz), Cláudia Franco (voz convidada), Manuel Lourenço (saxofones), Sérgio Rodrigues (piano), Francisco Brito (contrabaixo), Pedro Felgar (bateria).
OFICINA DE DANÇA
com Grupo de Dança da FLL
No compasso das danças afrolatinas, sob orientação do prof. Luís Leitão e na senda da coreografia dos alunos do Grupo de Danças da FLL, esta oficina é a oportunidade de dar um passo de dança sem fugir do ritmo. Em movimentos conjuntos ou individuais, a certeza de que o gesto certo é o ímpeto ideal para o início de uma madrugada ritmada.
DJ LIVE SET
com DJ Jorge Fernandes e DJ Crok
Uma noite em que o vinil volta a rodar nos pratos do DJ, cujos dedos são a batuta com a qual se marca a cadência e o ritmo da noite. Um regresso ao passado, aos saudosos anos 80 e 90 do outro século, num desembaraço da memória, que une gerações e liberta os corpos para a pista de dança, em nome dos bons velhos tempos.
RECREAÇÕES
| Jogos tradicionais
com ADCL
Um convívio intergeracional que só os Jogos Tradicionais conseguem proporcionar. Um desafio aos mais velhos, que, na pretensão de deixar legado, permitem aos mais novos experimentar e praticar as manobras e os jeitos, segredados de geração em geração, para ninguém se dar por vencido, em recreações onde todos saem vencedores.
À CONVERSA SOBRE CULTURA INTERIOR
com Conceição Amaral, João Paulo Sacadura, Carlos Torres e António Leal
Um leque de convidados de excelência para uma conversa sustentada no princípio de que, se as pessoas têm beleza interior, as aldeias têm cultura interior. Sem moderação, um diálogo a quatro, que se estenderá ao público, numa partilha de opiniões e sentimentos na reta final da “Lapa do Lobo: Aldeia Cultural” 1º Encontro Artístico.
CONCERTO DE ENCERRAMENTO
com António Zambujo
Chega ao fim o 1º Encontro Artístico “Lapa do Lobo: Aldeia Cultural”, apadrinhado por António Zambujo, que assume a honra de protagonizar o concerto de encerramento. Num registo mais intimista e reservado, a oportunidade de assistir ao desfile de inúmeras canções de sucesso, num sentimento recíproco de proximidade e envolvimento, onde a música, mais que união, toca ao coração.