A HISTÓRIA QUE OS ADEREÇOS CONTAM
| Exposição
Paulo e Nélida Cruz
Exposição de adereços que marcaram presença nas várias produções da Contracanto Associação Cultural desde “Jesus Cristo Superstar” até “Os Miseráveis” e a história por trás do seu papel em cada um dos espetáculos e outras curiosidades.
6ª feira: 19h às 22h
sábado: 10h às 22h
domingo: 10h às 17h
ALDEIA
| Exposição de objetos da Lapa do Lobo
Habitantes da Lapa do Lobo
6ª feira: 19h às 22h
sábado: 10h às 22h
domingo: 10h às 17h
Uma exposição de objetos com histórias para contar; deles próprios e de quem pertencem. Objetos que servem de adereço à memória de uma narrativa contada ao som de um mundo único sussurrado ao ouvido e vivido pela aldeia. Objetos que fazem enredos e guardam segredos. Objetos que são de todos nós, por serem de cada um de nós.
O MUNDO ENCANTADO DOS LIVROS POP UP
| Exposição de livros Pop Up
José Alberto Rodrigues
Os livros Pop-Up são uma variante, a mais conhecida, dos livros móveis e animados. Apesar de se pensar que são recentes, causa muita estranheza e algum espanto quando se descobre que os primeiros exemplares deste tipo de livros remontam a entre 1200-1250 e eram exemplares utilizados nas ciências, sobretudo na astronomia e na medicina. No final do século XIX e durante todo o século XX e até aos nossos livros, já é muito comum (ou mais comum, no caso de Portugal) encontrarmos deste tipo de livros. É esse o mundo encantado dos livros Pop-Up que os visitantes poderão encontrar na exposição, convidando-se a entrar na magia dos contos clássicos e ver livros em formato pouco habitual. Livros que, para além de ler, se devem fruir com todos os sentidos!
6ª feira: 19h às 22h
sábado: 10h às 22h
domingo: 10h às 17h
SURREAL FESTIVO
| Exposição de aguarelas
Luís Branquinho
6ª feira: 19h às 22h
sábado: 10h às 22h
domingo: 10h às 17h
Luís Branquinho foi um artista com uma obra polifacetada, que percorreu vários caminhos estéticos utilizando várias linguagens e técnicas. Para esta exposição foi selecionado um conjunto de aguarelas entre o vasto espólio de obras deixado pelo autor, em que se evidencia a temática da infância. Nesta linha de trabalhos a que chamou “Surreal Festivo”, o artista utilizou uma linguagem surrealizante e uma forte relação à infância e ao seu imaginário, em que a cor e a linguagem são o fio condutor.
TOALHA POÉTICA
| Exposição de bordados
Grupo de Bordados da FLL
Em 2012, no âmbito do Dia Mundial da Poesia, numa iniciativa conjunta da Biblioteca e do Curso de Bordados da Fundação Lapa do Lobo, as alunas orientadas pela artesã Clarinda Fonseca, responsável pelo Curso de Bordados da FLL, foram desafiadas a ilustrar e bordar numa toalha de linho um conjunto de poemas, da autoria de poetas portugueses, relacionados com a temática da natureza e da relação do ser humano com a terra. No dia 25 de março desse ano, um piquenique poético foi o mote para a apresentação da “Toalha Poética”. Agora, seis anos depois, a obra de arte criada por esse grupo de bordadeiras pode voltar a ser apreciada por todos.
6ª feira: 19h às 22h
sábado: 10h às 22h
domingo: 10h às 17h